5 características de uma franqueadora de excelência

out 19, 2023

Tão importante quanto conquistar um cliente, é conquistar um franqueado. Esta é uma relação em que ambos precisam de confiança na parceria, assim como foco e atenção para que a operação e a gestão do negócio sejam um sucesso.

Com isso, o franqueador deve oferecer aos seus franqueados um modelo de negócio eficiente, que permita ao franqueado fornecer um ótimo atendimento aos clientes.

Ao entregar um suporte de excelência ao franqueado, a franqueadora retém os melhores profissionais, sejam colaboradores ou franqueados para sair na frente da concorrência.

O franqueado, por outro lado, deve proporcionar a melhor experiência aos clientes, uma vez que ele também é responsável pelo posicionamento positivo da marca frente ao mercado.

Essa relação de “ganha ganha” é um dos motivadores principais para os franqueados, e essa é uma característica positiva para as redes franqueadoras de excelência.

Vamos conhecer neste conteúdo, mais 5 características que tornam uma franqueadora uma ótima opção para os investidores escolherem empreender, como a Happy Franquias.

Entregar excelência é uma construção diária

É visto que muitas franqueadoras se esforçam para construir programas de excelência através de comitês de franqueados, criando jornadas de aprendizado e desenvolvimento para todos os envolvidos, desde franqueados a colaboradores, e também consultores de negócios.

A eficácia no suporte por meio de treinamentos, consultoria de campo, eventos e convenções faz total diferença na hora de um potencial franqueado escolher investir em determinada marca.

Quando essas peças se encaixam, vemos uma parceria aprimorada, de confiabilidade, e por isso, com maior probabilidade de sucesso para ambas as partes.

Nesse sentido, veremos a seguir, 5 características de uma franqueadora de excelência como a Happy.

  1. Modelo de negócio bem estruturado

Sabemos que uma franquia é um negócio testado e aprovado pelo mercado, e por isso, tem maior chance de êxito. Mas não é apenas isso que faz a diferença ao assumir uma unidade franqueada. É preciso que a franqueadora ofereça um modelo de negócio bem estruturado em termos de gestão, operação e infraestrutura, para que a unidade funcione satisfatoriamente.

  1. Suporte efetivo

Uma franqueadora que busca o sucesso em toda sua rede precisa oferecer aos seus franqueados um suporte estruturado e efetivo, entendendo as necessidades deles, com ações que os capacitem para gerir o negócio.

Afinal de contas, quem tem o know how da marca é a franqueadora. E uma das premissas do franchising é repassar esse conhecimento. Quanto mais informações sobre a história, filosofia institucional, padrões e regras da rede o franqueado souber, mais ampliada será sua excelência e especialização nos serviços prestados por sua unidade.

  1. Capacitação constante

Investir em capacitação e desenvolvimento ao franqueado e seus colaboradores é uma das melhores formas de levar excelência em tudo que a rede franqueadora faz. Uma prática comum é oferecerem treinamentos iniciais.

Porém, aquelas franqueadoras que além desses, também têm uma trilha de aprendizado contínuo e consistente, muitas vezes com estrutura de universidade corporativa ou programas de aperfeiçoamento, com certeza sairão na frente da concorrência por terem profissionais com competências e habilidades acima da média.

  1. Escuta ativa

Manter uma escuta ativa é dar poder de voz e confiança para a tomada de decisões aos franqueados. Por meio de um Conselho de Franqueados, por exemplo, eles podem opinar e dar ideias de melhorias para toda a rede.

O franqueado está na linha de frente do negócio, sentindo e ouvindo as necessidades dos clientes e da unidade, e por isso, fornece valiosas informações que contribuem para o crescimento da rede e sobre como pode-se aprimorar o seu funcionamento.

  1. Programa de Excelência

Criar, implantar e desenvolver um Programa de Excelência é uma ótima forma de estimular os franqueados a melhorarem suas performances, não apenas em suas unidades, mas perante toda a rede franqueadora.

Isso contribui para o engajamento de todos os envolvidos, bem como para o aprimoramento da gestão e da operação da rede. Com objetivos traçados e metas alinhadas, este programa irá agregar valor na estrutura da rede e fará os franqueados alcançarem resultados qualitativos e quantitativos, motivados pela premiação e meritocracia.

Todas essas características podem ser implantadas, havendo aí, uma construção positiva da excelência, compartilhando ideias e conhecimentos para aperfeiçoar os processos internos da franquia, e assim, desenvolvendo melhorias e integrando os franqueados para gerar ganhos mútuos ao fazer a rede prosperar.

Quando existe compromisso e iniciativas que contribuem para a satisfação dos envolvidos na franqueadora, todos ganham e alcançam resultados favoráveis.

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