A Inteligência Emocional já está ligada ao dia a dia das pessoas e à dinâmica das organizações na atualidade. E é por isso que está entre as 10 principais habilidades dos profissionais do futuro, listadas no Fórum Econômico Mundial, de 2018.
Ou seja, é imprescindível que todo e qualquer profissional de hoje e do amanhã, sejam empreendedores, empresários, colaboradores ou franqueados, detenham essa habilidade em si.
A inovação transformou as formas de trabalho e de empreender nas últimas décadas, alterando as habilidades e competências dos profissionais que hoje têm outras qualificações para desempenharem seus papéis nos negócios.
Então vamos descobrir neste artigo, qual é a importância da Inteligência Emocional para gerir um negócio franqueado.
Inteligência emocional – a habilidade dos profissionais atuais e do futuro
À medida que a tecnologia se tornou cada vez mais avançada, revolucionou a maneira como os profissionais trabalham. Novas profissões foram surgindo, adaptando-se à atual realidade, ao passo que outras foram desaparecendo.
Hoje, a inteligência emocional é uma das habilidades mais importantes que a força de trabalho precisa para ter sucesso. Muitos empreendedores perceberam a relevância em desenvolvê-la para usar na administração de seus negócios.
Agora, entende-se que a inteligência emocional é um fator determinante para os negócios alcançarem êxito através de profissionais e empreendedores mais qualificados.
Ela vem transformando o mundo corporativo uma vez que, mais que uma habilidade técnica e intelectual, hoje é preciso o fator de quociente emocional para enfrentar os desafios profissionais.
Ser inteligente emocionalmente é ter a capacidade de perceber, avaliar, compreender e controlar as próprias emoções, bem como lidar com as emoções das outras pessoas com respeito e empatia.
Desenvolver essa competência se tornou fundamental aos profissionais que querem obter os melhores resultados em sua atuação, seja como colaborador ou como empreendedor de um negócio.
A importância da inteligência emocional para gerir uma franquia
Um empreendedor com inteligência emocional apurada é aquele que será capaz de influenciar positivamente seus colaboradores junto à sua franquia. Com essa habilidade, assim como em qualquer outro negócio, será possível com mais compreensão às adversidades do dia a dia da unidade.
Logo, atuar como empreendedor de uma franquia nas melhores condições emocionais, buscando também um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, será mais fácil interagir com as forças e as fraquezas do seu negócio, tomando melhores decisões.
Além disso, também será um exemplo para seu time de colaboradores, usufruindo das habilidades de liderança com responsabilidade, respeito e empatia, incentivando que eles trilhem os caminhos dos bons resultados.
Dessa forma também, será mais fácil reconhecer que pessoas erram e entender que situações adversas podem ocasionar imprevistos. E a resiliência, é outra aptidão que a Inteligência Emocional traz para flexibilizar as dificuldades rotineiras de uma empresa.
Sendo assim, profissionais com essa habilidade aguçada costumam gerir melhor os negócios, as equipes e a gestão. São bons ouvintes, comunicativos, flexíveis, empáticos e mantêm seu foco na evolução pessoal e profissional de todos, sempre em favor do crescimento do negócio.
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