Você já pensou em identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a qualquer aspecto da sua franquia? Saber ainda, a hora certa de como influenciar no ambiente externo e interno, além dos maiores desafios que podem impactar diretamente em sua marca?
E se tivesse um recurso que ajudasse a analisar tudo isso?
Pois existe!
E falaremos dele neste conteúdo, pois não é novidade para ninguém que o mundo corporativo é altamente competitivo, com diversos desafios e barreiras à frente de empreendedores, empresários, franqueadores, franqueados, colaboradores e etc.
Pensando nisso, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio deve fazer parte do dia a dia da sua operação. E é a Análise SWOT que torna possível avaliar essas influências, servindo de apoio para a tomada de decisões na empresa.
Se você quer saber mais sobre esse importante método que permite medir a situação atual relativa à sua franquia e como impacta em seus negócios, continue lendo este artigo.
O que é a Análise SWOT?
A análise SWOT é um método utilizado para analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de qualquer situação, seja empresa, produto, serviço, projeto, etc. Criada pelo consultor e professor francês Albert Humphrey, em 1960, cresceu rapidamente no mundo corporativo na década de 70.
Desde então, vem sendo adotada por pessoas físicas e jurídicas no mundo todo, ajudando a definir a direção correta para um negócio, por exemplo, sobretudo em sua fase inicial.
No caso de uma franquia, seu êxito pode ter muito a ver com esse estudo de mercado, uma ferramenta essencial para todo empreendedor enxergar todos os aspectos que envolvem a marca.
Utilizada com frequência para melhores tomadas de decisões, a grande vantagem desse modelo é que considera os fatores internos e externos no processo de elaboração das estratégias, com o objetivo de auxiliar no planejamento da organização.
A sigla SWOT parte das palavras em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). E quando traduzida para o português ficou conhecida no Brasil como matriz FOFA.
Analisando a Matriz SWOT (FOFA)
Por meio da utilização dessa matriz, os gestores têm a possibilidade de analisar a estrutura interna de operação dos seus negócios, identificando forças e fraquezas, assim como avaliar o ambiente externo de oportunidades e ameaças para tomar conhecimento, prever dificuldades e demandar, e encontrar soluções.
Vejamos como funciona:
> Forças: A força de um negócio é o que faz dele diferente. Sendo assim, no quadro de Forças devem ser listadas as vantagens internas que o negócio oferece ao se comparar com os concorrentes, seja nos produtos, serviços, atendimento ou processos produtivos e gerenciais internos.
> Fraquezas: As fraquezas também devem ser listadas, neste caso, para que soluções de melhorias possam ser encontradas. Aqui, são os aspectos internos que impactam negativamente no negócio. Ao admitir erros e fraquezas, será mais fácil mapeá-las, possibilitando intervenções e correções adequadas com foco em melhorias.
> Oportunidades: Aqui, são os fatores externos que importam, e neste caso, são aqueles que podem impactar positivamente no negócio como forma de crescimento da marca. Ou seja, quais possibilidades são criadas em benefício do negócio a partir de um ou mais fatores externos como por exemplo: datas comemorativas, festividades, eventos, investimentos no setor, crescimento de potenciais consumidores, aspectos legais e econômicos, entre outros.
> Ameaças: Aqui também está relacionado com fatores externos, porém são aspectos que impactam negativamente, ameaçando a existência do negócio. Sendo assim, listar tudo que pode atrapalhar o desenvolvimento dele, deve ser posto neste quadro como por exemplo, crises econômicas ou do setor em que está inserido, alta de preços de matéria-prima, inflação, grande concorrência, questões legais, etc. A partir disso, será possível encontrar soluções para prevenir essas ameaças.
Para concluir, a Análise SWOT é um importante método de estudo que avalia a estrutura gerencial, operacional, produção (se houver), logística e atendimento, bem como os ambiente externos relacionados ao tipo de negócio, na intenção de conhecer os aspectos positivos e negativos com o objetivo de preservá-los ou aprimorá-los.
É assim que consegue-se realizar um planejamento de negócio com ações que viabilizem aos envolvidos da operação, sejam franqueados, colaboradores, fornecedores ou parceiros, que estejam alinhados com o desenvolvimento da empresa e o posicionamento da marca frente ao mercado.
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