Como tornar sua unidade franqueada um sucesso?

dez 1, 2023

O setor de franquias se expande a cada ano e é considerado um dos maiores da economia brasileira. Por isso, cabe a quem faz parte desse ramo de mercado olhar para o futuro com muita confiança.

Em franco processo de expansão, muitas novas redes franqueadoras entraram para o rol de marcas que compõem o franchising brasileiro em 2022, ultrapassando as 3 mil marcas de franquias, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior.

Isso se deve ao sucesso que torna este setor e suas redes ótimas opções de investimento. E sabe qual rede franqueadora pode proporcionar ganhos reais para você? A Happy, o maior Hub Educacional do Brasil, uma escola que prepara crianças e jovens para o futuro.

Vamos descobrir neste artigo, as recomendações da Happy que podem ajudar a tornar a sua unidade de franquia um grande sucesso.

8 recomendações que levam uma franquia ao êxito

Escolher a franquia certa para empreender, pode ter seus desafios. A rede precisa ser compatível com o perfil, as habilidades, os valores e os interesses do investidor. A segurança proporcionada pela experiência das franqueadoras traz inúmeras vantagens ao franqueado, o que não significa que este não precise “pôr a mão na massa”.

Em primeiro lugar, o franqueado deve se familiarizar com o setor e o segmento em que está inserido. Para isto é preciso conhecimento por meio de pesquisas, estudos de mercado e concorrência, e análises de oportunidades e tendências.

Empreender com uma franquia é o sonho de muitos, mas o desafio maior é transformá-lo em realidade. Por isso, aqui vão 8 recomendações que auxiliam um investidor a alcançar o sucesso com um negócio franqueado.

  1. COF – Circular de Oferta de Franquia

A COF é o documento mais importante na transação de uma franquia. Nela estão todas as informações, regras de padronização e dados históricos e financeiros da rede. Ou seja, é um documento que serve de objeto de estudos para adquirir conhecimento sobre as condições da franqueadora.

  1. Desfrute do suporte da franqueadora

É importante escolher uma franquia que ofereça um bom suporte, com treinamentos e orientações que auxiliem na gestão e operação do negócio. É através dele que há a transferência de informações e conhecimento, bem como a padronização do negócio para que o franqueado possa gerir sua unidade de forma correta e eficiente. Lembrando que os treinamentos também devem ser direcionados aos colaboradores da unidade para que estejam alinhados com os padrões e objetivos da marca.

  1. Observe a localização do ponto de venda

A escolha do ponto de venda é outro fator importante para uma unidade de franquia. Algumas franqueadoras, inclusive, já têm um planejamento de geolocalização com diversos pontos favoráveis para uma unidade da marca. E é por isso que a rede também auxilia no sentido de estudar o melhor local para a instalação da unidade. Então, observe a região, veja as facilidade de acesso para carros ou pedestres, estacionamento próximo, outros comércios, circulação de pessoas, e empresas ou instituições de ensino que tiver próximo.

  1. Ofereça qualidade

O sucesso também depende da qualidade do produto, serviço e atendimento que sua franquia oferece aos clientes. Invista no aprimoramento dos colaboradores para que possam oferecer excelência no atendimento. É fundamental entregar qualidade nesses fatores para garantir previsibilidade de vendas.

  1. Tenha um plano de marketing

Em geral, as redes franqueadoras têm um plano de marketing pronto para os franqueados seguirem os padrões de divulgação da marca. Porém, muitas, além disso, deixam que eles realizem suas próprias formas de propagar a unidade através de panfletagem na região, posts em redes sociais próprias da unidade, entre outras ações.

  1. Parcerias

Faça parcerias comerciais. É uma ótima estratégia que une estabelecimentos comerciais diferentes, mas que se complementam para alcançarem mais públicos e atenderem às demandas que surgem. Essa aliança entre marcas tem o objetivo de ambas obterem benefícios como, maior visibilidade, mais vendas e potencialização dos negócios.

  1. Aprimore o processo de vendas

O sucesso de um negócio franqueado também é determinado pela capacidade de vender mais e melhor. Por isso, o foco deve ser em aprimorar o processo de vendas da unidade por meio da utilização de ferramentas de automação, capacitação de equipes, além de manter o foco e a objetividade para alcançar resultados positivos.

  1. Atenção às regras da legislação vigente

Atente-se à Lei de Franquias, Lei nº 13.966/19, a mais recente legislação do setor que traz mais segurança para a relação entre franqueadora e franqueado. Ela deixa as negociações entre ambos mais claras, transparentes e detalhadas. Isso dá a oportunidade para o franqueado conhecer as condições da rede, para então entender se sua atual situação profissional e financeira é compatível para a parceria fluir de forma eficiente.

Franquias são modelos de negócios amplamente utilizados, pois oferecem ao empreendedor a oportunidade de se tornar um empresário a partir de um investimento mais seguro. E um dos fatores que favorecem o crescimento desse setor no Brasil é o fato de ter uma grande gama de possibilidades a quem deseja empreender, seja em qualquer ramo de atividade.

E se você, empreendedor, deseja isto, a Happy pode ser a sua chance. Conheça nosso modelo de franquia. Acesse: https://conteudo.vemserhappy.com.br/seja-um-franqueado

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