O empreendedor franqueado aprende na prática as estratégias de uma marca já consolidada no mercado
O universo do franchising é conhecido por sua grande operação de negócio, que envolve diversos setores, desde alimentação, vestuário, lavanderias até o segmento educacional, como é o caso da Happy.
No entanto, esse mercado tem também uma reputação excelente por oferecer segurança aos seus investidores, uma vez que as marcas do setor estão estruturadas em pilares sólidos – os mesmos que alicerçam os empreendedores franqueados.
O franchising é indicado tanto para empresários experientes quanto para os novatos, que decidiram empreender por meio de uma marca franqueada. Isso é possível pois as franquias consolidadas oferecem chances reais de crescimento aos seus investidores, principalmente, se o negócio não for sazonal.
A Happy, por exemplo, que trabalha com a educação, não sofre perdas em virtude de crises econômicas ou sanitárias como a da pandemia. Isso porque seus serviços são considerados essenciais.
Uma ótima opção de investimento com segurança, praticidade e suporte constante a partir de uma padronização de serviços e da presença da franqueadora em todas as etapas do negócio.
Confira as principais perguntas dos investidores sobre o franchising e as respectivas respostas!
Por que o investimento no franchising é considerado seguro?
Porque existe uma parceria entre a franqueadora e o franqueado – o principal pilar do mercado de franquia. A franqueadora é a detentora da marca, ou seja, é quem oferece o direito de uso dos serviços e produtos da rede. Já o franqueado é o empresário que compra uma unidade da respectiva franquia e passa a ser um parceiro de negócio da marca.
O franqueado é considerado dono da sua unidade e não funcionário da rede. Logo, não existem vínculos empregatícios entre ambos. O segredo dessa parceria é o interesse que todos têm no sucesso da marca, de modo que todos possam alavancar suas vendas: o franqueado com os produtos e a franqueadora com mais unidades.
Por que é melhor abrir uma franquia em vez de começar o negócio do zero?
Porque a franquia vem pronta – layout, marketing, público-alvo, arquitetura da unidade, produtos, serviços etc. Além disso, o empreendedor aprende na prática as estratégias de uma marca já consolidada no mercado, cujas ações já foram desenvolvidas e aplicadas pela franqueadora. Ou seja, o teste de qualidade e viabilidade já foi feito.
Começar um negócio do zero, no entanto, envolve, além de tudo, uma burocracia que o franchising não oferece. Isso sem contar a falta de conhecimento no mercado, as estratégias que podem dar errado e a concorrência ser mais bem aceita.
O franchising é isento desses problemas, pois o respectivo modelo escolhido pelo empreendedor já está bem estruturado. Fora isso, o franqueado possui diversos benefícios que vêm por parte do franqueador. Entre eles, suporte constante, treinamentos, dicas etc.
Quais são os principais motivos que colocam o setor numa posição de segurança?
O mercado de franquias oferece diversas condições (exclusivas) para quem quer empreender com segurança. Alguns dos motivos pelos quais o setor é considerado uma opção segura é:
- Custo
O empreendedor sabe exatamente quanto vai gastar. Isso inclui desde a abertura da empresa até as despesas com a implantação da unidade, a reforma do ponto e o aporte inicial pré-determinado pela franqueadora: taxa de franquia, royalties e capital de giro. Isso significa que o investidor saberá exatamente de quanto precisará investir e para onde vai cada centavo do seu patrimônio.
- Suporte
A franqueadora se coloca à disposição do franqueado e oferece suporte constante, além de treinamento e um know-how consolidado. A propósito, é dever da franqueadora prestar esse tipo de auxílio aos seus parceiros, incluindo as questões jurídicas, de comunicação, marketing, etc. Ou seja, não é preciso que o investidor tenha expertise na área do empreendedorismo. Basta estar disposto a administrar com maestria uma unidade de negócio franqueado.
Conheça o modelo Happy Franquias: https://www.vemserhappy.com.br/seja-um-franqueado