Otimizar o tempo é fundamental para o multifranqueado

jun 25, 2024

Quando uma empresa tem sucesso, o caminho natural é o crescimento. No caso das franquias, é comum que o franqueado que vê sua unidade crescer tenha o desejo de expandir e abrir novas unidades, para replicar o sucesso conquistado. Assim, o empreendedor torna-se multifranqueado.

De acordo com a ABF, cerca de 85% das redes de franquias contam com multifranqueados, uma tendência que se consolida cada vez mais. No caso da Happy, ter mais de uma unidade franqueada tem diversos benefícios:

  • Conhecimento mais profundo do negócio;
  • Mais capacidade de negociação com fornecedores;
  • Expansão geográfica, já que o negócio é local; 
  • Diferentes públicos;
  • Mais agilidade na gestão.

Como a Happy tem uma política de expansão internacional, as possibilidades se multiplicam ainda mais. Ao capitanear mais de uma unidade de uma franquia, os resultados tendem a ser ainda melhores, já que o franqueado pode acumular know-how em menor tempo.

O franqueado Happy, aliás, sabe da importância da educação e, por isso, entende que levar conhecimento a um público maior e mais diverso é cumprir uma missão fundamental. Em outras palavras: não faltam razões para tornar-se um multifranqueado.

Entretanto, quem escolhe esse caminho depara-se com uma pergunta: como otimizar o tempo para realizar uma gestão mais eficiente dos negócios? Este pode parecer um grande desafio a princípio. Mas, é possível resolver esta questão tomando alguns cuidados.

De certa forma, não são apenas multifranqueados que têm essa preocupação. Uma pesquisa mostrou que mais de 33% dos investidores já possuíam outros negócios antes de tornarem-se franqueados Happy. Ou seja, otimizar o tempo para fazer uma boa gestão dos negócios é uma preocupação não apenas de multifranqueados, mas de todos os que se dividem entre seus variados negócios.

Então, se você lidera mais de um negócio, pensa em tornar-se multifranqueado Happy ou se já tem mais de uma unidade franqueada, fique atento, pois este conteúdo é para você.

Como otimizar o tempo para melhorar a gestão dos negócios?

Primeiro, é preciso ter em mente que, ao adquirir mais de uma franquia, será necessário delegar atividades operacionais. Por isso, é fundamental estruturar muito bem a primeira unidade antes de partir para a segunda. Só assim o multifranqueado poderá fazer uma boa gestão de suas franquias. Além disso, investir no fator humano e escolher bem os colaboradores também é essencial.

Dedicar-se a criar e desenvolver processos é outro fator decisivo. Pode parecer que isso toma um tempo muito grande no início, mas a verdade é que este planejamento vai permitir que o multifranqueado não precise estar presente o tempo todo em uma só unidade: quando ele se ausentar para visitar sua outra franquia Happy, processos bem definidos poderão garantir que tudo continue funcionando como se deseja.

Outro aspecto importante é entender quais atividades podem ser feitas conjuntamente, de modo que todas as unidades sejam atendidas com eficácia. Por exemplo: é possível ter uma só grade de cursos para todas as unidades, no caso da Happy.

Planejamento: otimize tempo e melhore a gestão do negócio

O franqueado também precisa estar atento à própria agenda, para dividir o tempo entre todas as franquias. E, aqui, o dia seguinte deve ser planejado com antecedência. A sugestão é que a última atividade de um dia útil seja planejar as atividades do dia posterior. Assim, ao estabelecer prioridades, o franqueado Happy saberá o que deve ser feito impreterivelmente, o que pode ser delegado, o que pode ser deixado para outra data.

Para ser ainda mais prático, faça diariamente listas de tarefas, mesclando atividades mais trabalhosas e outras mais simples. E o mais importante: tente ser realista com o tempo que cada tarefa vai levar para ser feita. Assim você diminui a ansiedade e melhora os resultados.

Definir metas também ajuda a otimizar o tempo e, assim, melhorar a gestão das franquias. Se o objetivo for, por exemplo, aumentar o número de alunos para um curso específico, mensure quantos alunos você quer que sua franquia tenha em um período determinado de meses. Não basta dizer que quer crescer. É preciso estabelecer prazos e quantidades, sempre dentro de parâmetros atingíveis.

Esqueça o modo multitarefas. Isso pode diminuir sua produtividade e deixar você menos criativo.  Silencie as notificações do celular, faça uma coisa por vez e estabeleça horários para checar emails, por exemplo. Pode parecer absurdo, mas especialistas indicam que fazer uma coisa por vez diminui o estresse e melhora a produtividade. Assim, você pode otimizar o tempo e melhorar a gestão de suas franquias, tornando-se um multifranqueado Happy de mais sucesso.

https://conteudo.vemserhappy.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes