Quem são as pessoas por trás do atual cenário do franchising brasileiro? São bons empreendedores? São mais homens ou mulheres? E o nível de escolaridade deles, qual será? Qual sua faixa etária? Que tipo de perfil profissional costumam ter? Já foram funcionários no passado ou sempre foram empresários?
Essas e outras perguntas são interessantes responder na hora de traçar o perfil do franqueado brasileiro para, entre outros fatores, também entender quais são as motivações que o levam a empreender com franquias.
Conhecer esse perfil, ajuda a compreender quais características esses investidores têm, que ajudaram a garantir o crescimento desse setor nos últimos anos.
E é neste artigo que vamos apresentar qual é o perfil do franqueado brasileiro.
Atual cenário do franchising no Brasil
O setor de franquias vem crescendo no Brasil de forma exponencial. O número de pessoas que adquirem novas franquias e o valor dessas transações vêm evoluindo continuamente, ainda que tenha passado por um período de baixa, entre 2020 e 2021.
Isso é uma indicação clara de que há um grande interesse de investidores e empreendedores nesse modelo de negócio. Afinal, as franquias vêm com modelos de gestão e operação prontos e, muitas vezes, com uma marca reconhecida no mercado, elevando ainda mais as chances de sucesso.
O franchising brasileiro registrou em 2022 uma superação no número de marcas de franquias, alcançando 3.077 marcas, 5,4% maior que a alta de 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Em virtude desse crescimento, o número de unidades também apontou franca retomada no desenvolvimento do setor, iniciada em 2021, alcançando 184.354 mil unidades, ou seja, 7,8% maior em 2022.
Houve ainda um faturamento 14,3% maior que em 2021, um dado histórico em uma trajetória de crescimento desde 2019.
O perfil do franqueado brasileiro
O empreendedor de franquia é uma pessoa proativa, persistente e dedicada. Ela consegue identificar as oportunidades e realizar os planos para o sucesso da sua unidade de franquia. Isso porque busca conhecimento e informações sobre o seu mercado, produtos e serviços, e procura lidar de forma positiva com as adversidades.
Além disso, tem amor pelo seu negócio, e por isso, se dedica arduamente, com foco administrativo, buscando seguir os padrões da rede, desde a infraestrutura, gestão, operação, atendimento e sobretudo, seguir com a mesma qualidade em tudo que realiza.
Tem ótima capacidade de gerir seu negócio, e é líder que treina, guia e motiva seus colaboradores, buscando ter um bom relacionamento interpessoal. Tem disciplina e comprometimento com a operação da franquia, sempre pensando em otimizar os processos e alcançar a melhor performance da sua unidade.
Estas são características intrínsecas, e ainda existem outras como:
- A maioria já é multifranqueado, sendo que 54% é multimarcas;
- Têm tino administrativo e comercial;
- A maioria têm formação acadêmica superior;
- 57% são homens e mulheres são 43%.
Pesquisa “Perfil do Potencial Franqueado ABF”
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) pesquisou – enquanto seu maior evento de franquias acontecia, em São Paulo, em Junho de 2023, qual é o Perfil do Potencial Franqueado no Brasil.
O objetivo da pesquisa é fornecer conhecimento em relação a este público, para que esta relação seja cada vez mais assertiva e transparente.
Com os dados coletados, descobriu-se que existem 4 principais perfis de quem investe em franquias:
1- Empreendedor Investidor: Este perfil costuma ser, em sua maioria, masculino (74%), com idades entre 40 e 55 anos e financeiramente estáveis. Buscam investimentos rentáveis e diversificação de ativos, acreditando na escalabilidade do setor. E por isso, também têm potencial para serem multi-franqueados ou multimarcas, com vasta experiência em gestão de negócios.
2- Empreendedor Profissional: Também possuem maioria masculina, porém mais jovens com idades entre 30 e 40 anos, buscando independência financeira e realização profissional. Têm recursos próprios acumulados através de trabalho, e por isso, boa capacidade de investimentos. Possuem experiência em gestão de negócios, sendo parte deles já com experiência em franquias.
3- Empreendedor Iniciante: Também são em maior parte do sexo masculino em busca de independência financeira e alavancagem de renda. Têm interesse em uma unidade ou mais franquias com capacidade moderada para esse investimento. Têm pouco ou nenhuma experiência em franquias, e por isso, ainda estão em fase de pesquisas e avaliação de oportunidades nesse mercado.
4- Potencial Empreendedor: Neste caso, a maioria são mulheres com idade entre 25 e 55 anos, que valorizam a segurança e a estabilidade, apesar de terem o sonho do negócio próprio. Em geral, são assalariadas, desempregadas ou autônomas, e por isso, têm baixa capacidade de investimento, e neste caso, precisarão de capital familiar ou financiamento para adquirir uma franquia.
Não têm experiência em negócios, nem em franquias, mas buscam a independência financeira e a realização profissional e pessoal. Ainda estão em fase de pesquisas e avaliando as oportunidades no mercado de franquias.
Todas essas são qualidades determinantes e impactam diretamente nos resultados do negócio. Por isso, entre uma particularidade e outra, muitas franqueadoras apreciam que os franqueados tenham pelo menos afinidade com o setor ou o segmento.
Se você tem essas características, ou a maioria delas, é um potencial franqueado para a Happy, e gostaríamos de conversar com você. Conheça nosso modelo de negócio: https://conteudo.vemserhappy.com.br/seja-um-franqueado