Responsabilidades do franqueador e dos franqueados

out 18, 2023

Quais são elas? Confira!

A Happy é um Hub Educacional. Uma marca que faz parte do sistema brasileiro de franchising, com unidades distribuídas por todo o país. Assim como o setor de educação, a franquia está em pleno crescimento, justamente, porque as principais práticas implementadas pelo segmento como responsabilidade do franqueador e franqueado vêm sendo fielmente aplicadas.

A propósito, é imprescindível que todos os responsáveis pelo negócio de franquia cumpram com suas atividades, pois só assim é possível atingir a métrica desejada de lucratividade, visibilidade e sucesso.

Resultado: benefícios mútuos. Sobre o franqueado, por exemplo, é sempre muito importante ter atenção quanto às responsabilidades, de modo a conseguir implementar as melhores estratégias. Isso, tanto para quem está começando a empreender como também para quem já tem experiência no ramo.

Para que esta sintonia aconteça, é importante saber quais são as responsabilidades do franqueador e do franqueado. O que deve ser feito para que a marca e suas unidades tenham resultados positivos em um mercado tão competitivo?

Confira a seguir!

Franqueador e seu papel

A atuação do franqueador é fundamental para que todos os padrões e processos determinados para a respectiva franquia sejam devidamente respeitados. Ele não apenas cede o direito de uso da marca, como acompanha o progresso do negócio.

Ponto comercial e atividades

O franqueador deve ajudar o franqueado na escolha do ponto comercial, de modo a evitar qualquer imprevisto fora do padrão da franquia e indicar a melhor localização para encontrar clientes. Além disso, é ele que deve acompanhar o novo investidor em sua operação, assegurando que todas as atividades sejam desempenhadas conforme a COF – Circular de Oferta de Franquia – da marca e seu modelo de negócio.

Treinamentos

O franqueador tem como responsabilidade repassar os parâmetros e processos que fazem parte da operação da franquia ao franqueado, em reuniões de capacitação, levando em consideração os padrões da marca. A partir dos treinamentos oferecidos, a franquia garante que tudo aconteça conforme o esperado.

Marketing institucional

As ações institucionais de marketing também ficam a cargo do franqueador. Entre elas, campanhas sazonais, sacolas, brindes, slogans etc. Com relação às ações locais, o franqueado pode cumprir com elas, no entanto, o franqueador tem de orientar o gestor da melhor forma e conforme os padrões e atividades da franquia.

Suporte

Com relação ao suporte, é essencial que o franqueador determine detalhadamente na COF, o tipo de suporte que oferece aos seus franqueados. Isso é extremamente importante, uma vez que tudo que será oferecido deve ser documentado para a segurança de todos os envolvidos. A propósito, é por isso que uma equipe jurídica é sempre necessária.

O mais comum é que o franqueador ofereça, além dos treinamentos, o know-how constante da marca, uma comunicação adequada e também uma ajuda com possíveis imprevistos relacionados à atividade do negócio. Tem também a questão do desenvolvimento de novos serviços, a atualização da marca, a manutenção da rede, a busca por alternativas inovadoras, parcerias etc.

E o franqueado?

Quando o investidor mergulha no franchising, passa a ter responsabilidades também. As atividades são as seguintes:

Contrato

O franqueado, assim como o franqueador, deve cumprir com todas as cláusulas do contrato de negócio. Para isso, deve-se entender com precisão os termos descritos. O documento tem como objetivo, justamente, assegurar os interesses das partes envolvidas. Além disso, deve ser consultado sempre para manter a vigência das cláusulas ao longo do trabalho e relembrar as metas e resultados estimados pelo franqueador.

Coordenação das atividades e equipe

Todas as atividades da unidade franqueada, bem como a equipe que desempenhará o trabalho, deverão ser coordenadas pelo franqueado, conforme os padrões da marca. É preciso saber como liderar e repassar a finalidade da franquia aos colaboradores para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios.

Prestar informações

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O franqueado também deve fornecer ao franqueador todas as informações solicitadas por ele. Os dados colaboram com a avaliação do negócio em relação às metas estipuladas e para o cumprimento dos termos contratuais de ambas as partes. Auxiliam também na eficácia da gestão implementada.

Foco nos resultados

O franqueado deve ter pleno foco nos resultados, tendo em mente se as normas do negócio, a aplicação do esforço e a capacitação da equipe estão de acordo com o esperado. Fora isso, é necessário que o franqueado lembre-se de que não está sozinho, considerando que pode contar com o suporte do franqueador.

Bom relacionamento

É imprescindível que o franqueado mantenha um bom relacionamento com o franqueador. Tudo isso está ligado ao objetivo comum de ambos: o sucesso da marca. Só assim será possível promover as atividades da melhor forma e conforme os padrões da franquia.

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