Soft skills que fazem diferença na liderança de uma franquia

set 22, 2023

Um líder nato sabe como transformar problemas em desafios

Você sabe o que são soft skills? São as habilidades sociocomportamentais que as pessoas têm ou que podem desenvolver para poder relacionar-se com outras pessoas, liderar, realizar atividades de gestão e outras que não dependem apenas de conhecimento técnico ou operacional.

Em outras palavras: são as habilidades que não se aprendem em cursos técnicos ou em faculdades. E, apesar disso, são fundamentais para ter sucesso nos negócios.

Basicamente, as principais soft skills para um profissional são: inteligência emocional, pensamento crítico, criatividade e resiliência. Habilidades sociocomportamentais que visam garantir um bom desempenho para qualquer organização, incluindo o universo do franchising.

Todas as equipes em suas unidades franqueadas devem desenvolver as chamadas soft skills e garantir que elas sejam colocadas em prática. E, sim, elas podem ser aprendidas como qualquer outro conhecimento!

A propósito, essa é uma das responsabilidades do gestor da franquia: auxiliar a equipe a desenvolver suas habilidades. Mas, quais soft skills fazem diferença para o gestor que atua na liderança da sua franquia?

O líder

É quase óbvio, mas a principal soft skill que um líder precisa desenvolver é a capacidade de liderança. Liderar é uma habilidade que poucos conseguem ter e diz respeito a saber motivar a equipe da franquia a alcançar os objetivos da unidade e da rede. Neste sentido, o gestor deve saber inspirar os colaboradores e ter uma comunicação assertiva. A persuasão é o ponto chave quando falamos em “liderança”.

Outras habilidades que o líder de uma franquia deve ter são: trabalho colaborativo, adaptabilidade, capacidade de solucionar problemas, autoconfiança, inteligência emocional, pensamento analítico e negociação. Também, administração de conflitos, gestão de tempo, empatia e resiliência.

Ao colocar essas habilidades em prática – ou, pelo menos, a maior parte delas, o líder da franquia consegue seguir princípios essenciais para a gestão de um negócio. São eles:

1. Críticas e elogios

O líder deve saber como criticar o desempenho da equipe, caso esteja abaixo do esperado, sem humilhar ninguém e, ao mesmo tempo, reconhecer as qualidades de cada um. Uma comunicação assertiva para um feedback bem feito é a “cereja do bolo”.

2. Sugestões

Muitos acham que um líder deve viver dando ordens. Uma ótima dica é saber levar assuntos variados à equipe em discursos sugestivos. Vale a pena saber a opinião do time para as demandas.

3. Humildade

Como todo profissional, o gestor também pode errar. No entanto, uma virtude memorável num líder é saber reconhecer os próprios erros, em vez de somente apontar o dos outros ou ficar encontrando culpados. Dessa forma, é possível conquistar a confiança da equipe toda e ainda ser exemplo de humildade para os colaboradores.

4. Incentivos

Além de elogiar, é imprescindível que o líder de uma franquia como a Happy, por exemplo, saiba incentivar cada profissional atuante da unidade. Tudo isso culminará em resultados favoráveis e objetivos alcançados.

5. Gerenciamento de crise

Um líder nato sabe como transformar problemas em desafios a serem resolvidos. Para isso, basta simplificar as tarefas, de modo que a equipe não considere tudo como um gargalo. A meta é otimizar as operações e encorajar a equipe.

E você, quais dessas habilidades já desenvolveu e quais precisa ainda fortalecer? Autoconhecimento é fundamental para que possamos não apenas liderar pessoas com foco em resultado, mas também entender como nós mesmos podemos crescer ainda mais.

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