Segmento de educação: expectativas para 2024

fev 26, 2024

As transformações nos hábitos e costumes estão acontecendo em velocidades cada vez maiores.  Parte disso tem a ver com o avanço da presença da tecnologia no dia a dia de crianças, jovens e adultos. Diante desse fato, as expectativas para o segmento de educação, são, sem dúvida, o que mais preocupa pais e educadores.

Para o ano de 2024, é impossível não pensar no uso de telas, jogos online, Inteligência Artificial, celulares e computadores e sua presença nas salas de aula. Tampouco deixar de lado questões como educação financeira e as novas profissões, que sequer ainda têm educação formal desenvolvidas.

Neste artigo, vamos explorar o que se espera para 2024 no que tange a educação de forma geral e como a Happy se insere nesse contexto.

1. Educação mais inclusiva

Para 2024, se esperam ainda mais avanços de ações de inclusão, verdadeiramente efetivas, nas escolas e universidades. Neste sentido, o uso da tecnologia deve favorecer bastante educadores e alunos.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), criada em 2008, recebeu um novo impulso que anima a questão da inclusão no segmento de educação em 2024.

O Plano de Afirmação e Fortalecimento, anunciado ainda no final de 2023, pelo presidente e Ministro da Educação, visa o investimento na ordem de R$ 3 bilhões até o ano de 2026, focando a verba em 4 eixos: expansão do acesso, qualidade e permanência, produção de conhecimento e formação.

2. A tecnologia cada vez mais presente na educação

Não há como fugir da tecnologia e dos dispositivos. Eles são uma realidade e lutar contra pode ser infrutífero. A grande questão é como trazer a tecnologia, incluindo a Inteligência Artificial como aliada no processo e não como uma inimiga, que ao final, é imbatível.

É notório que as ferramentas digitais já começaram a transformar o ambiente de sala de aula e a relação ensino-aprendizagem. Se faz necessário que gestores, professores, pais e alunos estejam prontos para fazer uso desses recursos, sem perder de vista a necessidade do estímulo dos alunos à inventividade e originalidade de suas produções, além, claro, da autonomia e das questões éticas referentes à plágio, por exemplo.

3. O segmento de educação e os negócios 

Algumas publicações do setor de negócios apostam no bom resultado da educação em 2023 para criar boas expectativas como investimento das mais diversas ordens. Em relação a bolsa de valores, o segmento de educação brasileiro apareceu como um dos melhores desempenhos.

Entre as causas para esse boom e a boa espera para 2024 estão os incentivos do governo federal ao ensino superior, seja através de FIES e outras facilidades de ingresso, como o investimento cada vez mais cedo dos pais e responsáveis em educação diferenciada para seus filhos e filhas.

A implementação do EAD – Ensino à Distância, que se popularizou durante a pandemia, também tem aberto portas e gerado oportunidade para novos negócios na área.

O jeito Happy de educar e fazer negócios

A Happy é uma das maiores escolas de habilidades do país com uma metodologia própria, a Lean Education Technology (LET), voltada para o aprendizado durante a prática.

As habilidades e competências trabalhadas e desenvolvidas na Happy buscam mais que formar um profissional, e sim preparar a pessoa para as transformações do mundo e como melhor lidar com elas. 

Com cursos voltados para tecnologia, programação, educação financeira, oratória e inglês, a Happy ensina a usar a tecnologia de forma a não criar dependência e sim como mais uma ferramenta de apoio entre tantas outras.

Ingresse no segmento de educação com a franquia mais bem preparada para o presente e o futuro. Entre em contato e conheça mais sobre a Happy. Seja um dos nossos franqueados.

https://conteudo.vemserhappy.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes