Conheça a LET, metodologia de ensino da Happy

dez 22, 2022

Lean Education Technology é uma metodologia própria com excelentes resultados

Recentemente, falamos aqui sobre as vantagens de investir em um Hub Educacional, uma vez que o segmento tem muito a oferecer – tanto para alunos quanto para empreendedores. O próprio setor de educação oferece inúmeras ferramentas a quem deseja embarcar neste tipo de negócio. A principal delas é a segurança, que permeia a vida do investidor, principalmente, se ele fizer parte do franchising.

É mais seguro empreender no setor de educação porque é um serviço fundamental, que resiste a qualquer tempestade. Com relação ao universo do franchising, a segurança vem em virtude do modelo pronto de negócio, com garantia da consolidação frente ao público.

Um outro ponto que merece atenção e oferece garantia de negócio ao empreendedor é a metodologia sobre a qual a franquia escolhida se alicerça.

Isso porque é a metodologia de ensino que atrai alunos e confirma a qualidade do ensino proposto. Para a Happy, o assunto é de extrema importância e, por isso, apresentamos a LET, metodologia própria que a rede oferece ao seu público.

Conheça a LET

Lean Education Technology – este é o significado da sigla LET (Tecnologia de Ensino Enxuta) – metodologia de ensino da Happy, desenvolvida por uma equipe educacional extremamente qualificada.

A LET foi criada com foco em incentivar a criação, favorecendo o aprimoramento das chamadas soft skills (competências socioemocionais). O objetivo é despertar:

1. Senso crítico

2. Raciocínio lógico

3. Criatividade

4. Comunicação

5. Colaboração

6. Adaptabilidade

Diferentemente do que é seguido pelo ensino tradicional, a LET coloca o aluno como protagonista do seu aprendizado. Por exemplo, nas aulas de tecnologia, em vez apenas de utilizar aplicativos e programas, os estudantes aprendem a criá-los, de modo a compreender como esse universo funciona na prática.

Isso sem contar que a sua base de ensino é totalmente prática, em que os estudantes são levados a pensar e a raciocinar, possibilitando novas descobertas.

Conceito

A metodologia LET é baseada em dois conceitos: Lean Startup e Design Thinking. Ambos auxiliam na introdução do empreendedorismo na rotina do aluno para que entendam rapidamente a importância das decisões tomadas e a ter discernimento e clareza para situações mais complexas.

Lean Startup

Esta é uma metodologia de criação e gestão de startups. Sua principal característica é oferecer ferramentas para a criação, a interação entre pessoas e o teste rápido de ideias.

Design Thinking

Compreende o planejamento estratégico, com vistas a buscar soluções para problemas reais. Sua métrica busca soluções coletivas e se vale da empatia entre os envolvidos em uma determinada situação a fim de chegar a uma conclusão e testar novas ideias. 

A LET acontece em três etapas:

1. Descoberta

Aqui, o aluno tem contato com conceitos técnicos, por meio da orientação de especialistas. Tudo acontece conforme o curso escolhido. Por exemplo, se é sobre games, o estudante aprende a criar jogos, recebendo instruções para colocar em prática toda a narrativa recebida. O objetivo é fornecer ferramentas para que o aluno possa aprimorar o seu aprendizado e seguir adiante com novos desafios.

2. Missão

Nessa etapa, os alunos recebem um contexto e um problema a ser resolvido como, por exemplo, cyberbullying e obesidade infantil. Com isso, eles devem criar soluções para os desafios propostos, a fim de sanar o problema. Todo o trabalho de desenvolvimento da solução deve estar alinhado aos conceitos recebidos na fase da descoberta.

A título de informação, todas as missões dos níveis iniciante e intermediário compreendem temas considerados de alta prioridade pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os principais, destaque para sustentabilidade, saúde e educação. Já as missões do nível avançado são pertinentes ao mercado.

3. Construção

Quando chegam nessa fase, os alunos têm de elaborar um pequeno protótipo do que pretendem apresentar. Ao longo dessa jornada de conhecimento, os tutores envolvidos no respectivo trabalho fazem considerações edificantes e os estudantes empregam-nas em seu projeto. Considerações feitas, o trabalho é apresentado em sua versão final: um protótipo com a melhor simulação possível do determinado produto a ser desenvolvido.

Para você que pensa em investir em uma franquia do segmento de educação, contar com uma rede que oferece uma metodologia própria é um importante diferencial. Conheça o modelo de negócio da Happy: vemserhappy.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes